domingo, 15 de novembro de 2009

Tomar banho é invenção de índio?



Os índios no Brasil

Você sabia que o hábito de tomar banho todos os dias é um hábito indígena? Pois é, o costume de se lavar diariamente no final da tarde era uma tradição indígena que acabou sendo copiada pelos colonizadores portugueses.

Os índios brasileiros eram muito limpos. Costumavam entrar no rio para se banhar mais de dez vezes por dia. Tanto que os portugueses, quando chegaram aqui a partir de 1500, se assustaram. Pero Vaz de Caminha chegou a escrever que os nativos da terra eram tão limpos e tão formosos que deixavam qualquer europeu admirado.

Diante de tanta formosura e limpeza, os portugueses acabaram cedendo aos hábitos dos nativos. Começaram lavando os pés diariamente, depois passaram para uma prática mais regular de banho e, então, se entregaram totalmente ao banho nosso de todo dia.

Os membros da corte portuguesa resistiram bem mais tempo antes de mudarem seus hábitos. No século XVIII, algumas cidades já usavam a água de poços e chafarizes mantidos pelo Estado. Quando a família real portuguesa chegou ao Brasil, em 1808, o Rio de Janeiro passou a ser o primeiro município a contar com água encanada no país.

DICA 18: NÃO POLUIR TAMBÉM É POUPAR!!!

Nunca jogue no vaso sanitário nem no esgoto gasolina, ácidos ou solventes. Tudo isso envenena a água e as espécies que nela vivem. (Lembre-se de que todos os rios vão desaguar no mar.)

É A GOTA D´ÁGUA...!

postado por Fernando