Como vocês puderam acompanhar nos últimos posts, um pequeno grupo de países, incluindo o Brasil, está há um pouco mais de 1 ano discutindo uma proposta que leve a Comissão Internacional da Baleia rumo ao futuro, e em nossa visão rumo à conservação de baleias.
No entanto, o documento apresentado pouco mais de 1 semana trás, continha na verdade, a proposta de retomada da caça comercial, mas em quotas menores do que as realizadas hoje como a desculpa da “pesquisa científica”.
Essa proposta é inaceitável, vergonhosa e representa um retrocesso para uma organização internacional e principalmente para os países dela signatários.
Felizmente, o governo australiano rapidamente se mobilizou e apresentou uma contra-proposta. E agora, os países estão reunidos discutindo as propostas e o futuro da Comissão em St Petes, na Flórida.
Phil Kline, o coordenador da Campanha de Oceanos do Greenpeace Estados Unidos está lá para nos representar e ouvir o que os países tem a dizer e quais são suas posições, melhor dizendo em que lado eles estão: dos caçadores de baleia ou pró-conservação.
Tudo o que acontece lá só pode ser divulgado após o comunicado oficial no site da Comissão Internacional da Baleia. Antes disso as informações são sigilosas, e caso reveladas publicamente, corremos o risco de sermos expulsos e banidos das próximas reuniões.
O que eu posso dizer é que estão lá representados ambos os lados, da seguinte forma:
Pro-conservação: Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Alemanha, México, Holanda, Nova Zelândia, SUécia, Peru, Reino Unido e Estados Unidos.
A favor da caça: Antigua e Barbuda, Benin, Camboja, Camarões, Costa do Marfim, Islândia, Japão, Coreia, Noruega, Palau, Santa Lúcia e São Cristovão e Nevis.
Em cima do muro: Dinamarca
Como podem perceber, o final é um grande empate, já que para que algo seja aprovado precisamos de ¾ da maioria dos votos.
Nossos ativistas estiveram lá em frente e também geraram mais de 26 mil emails para o Presidente Obama exigindo que ele peça o fim da caça de baleia.
Acompanhe nosso blog e fique por dentro das novidades da reunião. Hoje é o último dia e muita coisa pode acontecer.
É a gota d'água...!
Postado por Fernando