quarta-feira, 10 de março de 2010

DIGA NÃO PARA CAÇA AS BALEIAS ▼


Como vocês puderam acompanhar nos últimos posts, um pequeno grupo de países, incluindo o Brasil, está há um pouco mais de 1 ano discutindo uma proposta que leve a Comissão Internacional da Baleia rumo ao futuro, e em nossa visão rumo à conservação de baleias.

No entanto, o documento apresentado pouco mais de 1 semana trás, continha na verdade, a proposta de retomada da caça comercial, mas em quotas menores do que as realizadas hoje como a desculpa da “pesquisa científica”.

Essa proposta é inaceitável, vergonhosa e representa um retrocesso para uma organização internacional e principalmente para os países dela signatários.

Felizmente, o governo australiano rapidamente se mobilizou e apresentou uma contra-proposta. E agora, os países estão reunidos discutindo as propostas e o futuro da Comissão em St Petes, na Flórida.

Phil Kline, o coordenador da Campanha de Oceanos do Greenpeace Estados Unidos está lá para nos representar e ouvir o que os países tem a dizer e quais são suas posições, melhor dizendo em que lado eles estão: dos caçadores de baleia ou pró-conservação.

Tudo o que acontece lá só pode ser divulgado após o comunicado oficial no site da Comissão Internacional da Baleia. Antes disso as informações são sigilosas, e caso reveladas publicamente, corremos o risco de sermos expulsos e banidos das próximas reuniões.

O que eu posso dizer é que estão lá representados ambos os lados, da seguinte forma:

Pro-conservação: Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Alemanha, México, Holanda, Nova Zelândia, SUécia, Peru, Reino Unido e Estados Unidos.

A favor da caça: Antigua e Barbuda, Benin, Camboja, Camarões, Costa do Marfim, Islândia, Japão, Coreia, Noruega, Palau, Santa Lúcia e São Cristovão e Nevis.

Em cima do muro: Dinamarca

Como podem perceber, o final é um grande empate, já que para que algo seja aprovado precisamos de ¾ da maioria dos votos.

Nossos ativistas estiveram lá em frente e também geraram mais de 26 mil emails para o Presidente Obama exigindo que ele peça o fim da caça de baleia.

Acompanhe nosso blog e fique por dentro das novidades da reunião. Hoje é o último dia e muita coisa pode acontecer.


É a gota d'água...!


Postado por Fernando